O dia do silêncio foi comemorado no último dia 07. A ideia de falar sobre essa data pretende fazer com que as pessoas possam reeducar hábitos e produzir menos ruído para obter inúmeros benefícios, inclusive para a saúde.
Está provado que acima de 85 decibeis o ruído provoca danos ao ouvido humano. Qualquer pessoa que fique oito horas exposta a esse nível ou mais de ruído tem danos irreversíveis.
Uma avenida com tráfego intenso atinge 85 decibeis. Isso faz com que trabalhadores nessas áreas e pessoas que residam em locais com essa condição passem a apresentar problemas de saúde e, na maioria das vezes, desconheçam que é o barulho que está provocando a doença.
O barulho não afeta somente o sistema auditivo, provoca uma neurofisiologia que atinge também o sistema cardiovascular e algumas glândulas. Com isso pode se manifestar diversos sintomas, entre eles alergias, estresse, depressão e taquicardia.
O ruído que a sociedade moderna produz se tornou uma poluição sonora que causa prejuízos, inclusive econômicos.
O silêncio não é um vazio, com ele podemos desenvolver percepções musicais e poéticas que não são possíveis na competição com o ruído.
Cynara Campanati
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Muito bom seu texto.Precisamos do silencio para viver.
Abraços fortes
Postar um comentário