sexta-feira, 26 de março de 2010

10 dicas de posturas adequadas

A repetição de algumas atividades realizadas de forma errada pode causar sérios problemas articulares. As simples atividades do cotidiano precisam ser feitas de maneira correta.

Confira as dicas para manter a postura adequada:

1- Não realize atividades prolongadas com a cabeça abaixada. Ao ler um livro, por exemplo, eleve o livro até a altura dos olhos, apoiando os cotovelos nos braços da poltrona.
2- Evite atividades que inclinem a cabeça durante o trabalho. Ao falar falar ao telefone, não segure o aparelho com o ombro. Segure-o com a mão ou utilize um equipamento com suporte na cabeça.
3- No trabalho evite movimentos repetitivos em rotação da cabeça e/ou do tronco. Ao trabalhar no computador, mantenha o monitor de frente para os olhos e numa altura suficiente para que a cabeça fique reta. Utilize cadeira giratória para evitar rodar a coluna.
4- Não durma de bruços. A posição ideal para dormir é de lado com uma almofada entre os joelhos.
5- Evite travesseiros muito altos ou muito baixos. O travesseiro deve respeitar o espaço entre a cabeça e o ombro, mantendo o alinhamento da cabeça com a coluna.
6- Evite sentar ´escorregando´ na cadeira. A coluna deve estar apoiada por inteiro no enconsto.
7- Evite curvar a coluna para pegar um objeto no chão. O correto é dobrar os joelhos e abaixar com a coluna na posição vertical.
8- Evite cruzar as pernas quando estiver sentado. O ideal é manter as coxas apoiadas na cadeira e os dois pés sempre apoiados no solo.
9- Evite situações que solicitem flexão prolongada dos joelhos. Ao praticar uma atividade de jardinagem, por exemplo, utilize um banquinho baixo, com os pés apoiados no chão e a coluna reta.
10- Evite atividades prolongadas com o tronco inclinado para frente.

Gazeta
Bookmark and Share