sábado, 13 de março de 2010

O que é um artigo de qualidade?

Em todos os artigos e posts vemos que para se aumentar as visitas no blog ou site, você tem que escrever artigos com conteúdo, de qualidade para poder estar na primeira página dos diretórios de divulgação. Mas o que são artigos de qualidade? Quem analisa o artigo para saber se ele tem qualidade ou não, que formação essas pessoas têm?

Para alguns diretórios artigo de qualidade é aquele que tem foto de mulher pelada, gato molhado a por aí vai, pois é o que se vê na primeira página.

Para outros são as notícias copiadas. Não sou contra divulgar uma notícia que se viu em outro site, desde que se coloquem as fontes, mas o problema é que algumas pessoas só copiam, não criam nada.

E os autores que ficam horas escrevendo um artigo, se dedicando a pesquisar sobre o assunto, organizar as ideias e colocar tudo em um texto organizado e explicativo. A maioria desses textos não merecem a primeira página dos diretórios?

Fico me perguntando se a maioria dos internautas só quer mesmo ver mulheres peladas, futebol, fotos de paisagens... às vezes acho que não, penso que ainda tem muitas pessoas interessadas em algo mais, pois tive muitas visitas nos artigos que escrevi para o artigonal e outros.

Então, se você puder, me responda, sobre o que devemos escrever para ter um artigo de qualidade para os blogs de divulgação?


Bookmark and Share

2 comentários:

Leonel Fraga de Oliveira disse...

Isso é verdade.

A maioria dos internautas que ver hype. Quer alguns exemplos? Então escreva algo sobre BBB, algum show de um megastar (com a palavra "fotos" no título, claro), sobre novela e por aí vai.

Tá certo que algumas vezes eu me utilizo dessa "tática" para dar uma alavancada nas visitas de um dos meus blogs, principalmente quando eu fui ao evento em questão (exemplo, o show do Iron Maiden o ano retrasado, o do Metallica esse ano).

A qualidade de um artigo varia de pessoa para pessoa. Eu gosto de textos que detalhem um pouco o assunto que está sendo discutido, que gere discussão, que faça refletir.

Textos superficiais são descartáveis, duram pouco tempo e caem no esquecimento. Como essas fotos de mulher pelada, notícias de futebol, etc, são coisas passageiras.

Um abraço!

Anônimo disse...

Olá Cynara!

Pergunta difícil... rsrs
Eu penso que a qualidade pode ser medida por critérios básicos, que todos conhecemos: qualidade da escrita, originalidade do tema, originalidade da escrita num tema "batido", etc.
Mas os critérios acima mencionados de nada servem quando há poucas pessoas a quem eles interessam. O imediatismo é sempre o mais lido: mortes, acidentes graves, assassínios, programas de TV do tipo BBB, escândalos políticos pouco consistentes, e por aí.

As pessoas não se importam se é copiado, plagiado ou original. São perfeitamente indiferentes a essas questões. Elas têm pouco tempo e poucas palavras e muita imagem é preferível, para absorverem rapidamente a ideia geral do que pretende ser transmitido.

Penso que os escritores, as pessoas que fazem um trabalho "com pés e cabeça", terão que ter paciência para a pouco e pouco irem conquistando os seus leitores, que, uma vez fidelizados não deixarão de ler.

Excelente artigo.

Abraços
Luísa