sexta-feira, 19 de março de 2010

Origem do Ovo de Páscoa


O ovo é considerado a mais perfeita embalagem natural. Em diversas culturas também simboliza o começo do universo. Os sacerdotes druidas escolheram o ovo como símbolo de sua seita.

Outra corrente assegura que o ovo é símbolo pascal inspirado no costume chinês de colorir ovos de pata, para celebrar a vida que deles se origina. Ovos eram cozidos e comidos durante os festivais do antigo Egito, Pérsia, Grécia e Roma. Coloridos, eram presenteados para celebrar a chegada da florida primavera, depois do inverno branco no Hemisfério Norte.

Estas culturas tinham o ovo como emblema do universo, a palavra da suprema divindade, o princípio da vida.Vários costumes associados à Páscoa não existiam até o século XV. Acredita-se que os missionários e os cruzados trouxeram para a Europa Ocidental o costume de presentear com ovos.

Na época medieval, eram pintados de vermelho para representar o sangue de Cristo. Os cristãos adotaram esta tradição e o ovo passou a ser o símbolo da tumba da qual Jesus ressuscitou.Ovos de chocolate começaram a aparecer no século XVII. Ovos de plástico recheados de ovos de chocolate ou bombons surgiram na década de 60.

A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades.

Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida. A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.

Quem comentar esse post no Blog estará concorrendo ao sorteio de um ovo de Páscoa. Promoção válida até dia 26/03/10. O sorteio será dia 27 e o resultado será publicado no Blog. Participe!

Bookmark and Share



14 comentários:

Silvia Dalton disse...

Eu não conhecia a história, gostei de saber como tudo começou.

Danilo O.G.Oliveira disse...

Até hoje o ovo de pascoa foi a melhora coisa que ja invetaram.

Daniel Duarte disse...

Boa ideia essa da promoção. Gostei muito do blog também. Parabéns

Thais Marques disse...

Quando chega a Páscoa ficamos animados com os chocolates e algumas vezes nos esquecemos do verdadeiro significado.

Tania Maria disse...

Adoro chocolate, não passo um dia sem comer um bombom. Acho que eles dão muita energia para passar o dia, além de serem deliciosos.

Unknown disse...

Tenho mais um pouco a adicionar a está simpatica história e cultura sobre a pascoa:
O hábito de dar ovos de verdade vem da tradição pagã. O hábito de trocar ovos de chocolate surgiu na França. Antes disso, eram usados ovos de galinha para celebrar a data.

A tradição de presentear com ovos – de verdade mesmo – é muito, muito antiga. Na Ucrânia, por exemplo, centenas de anos antes de era cristã já se trocavam ovos pintados com motivos de natureza – lá eles têm até nome, pêssanka – em celebração à chegada da primavera.

Os chineses e os povos do Mediterrâneo também tinham como hábito dar ovos uns aos outros para comemorar a estação do ano. Para deixá-los coloridos, cozinhavam-nos com beterrabas.

Mas os ovos não eram para ser comidos. Eram apenas um presente que simbolizava o início da vida. A tradição de homenagear essa estação do ano continuou durante a Idade Média entre os povos pagãos da Europa.

Eles celebravam Ostera, a deusa da primavera, simbolizada por uma mulher que segurava um ovo em sua mão e observava um coelho, representante da fertilidade, pulando alegremente ao redor de seus pés.

Os cristãos se apropriaram da imagem do ovo para festejar a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus – o Concílio de Nicéia, realizado em 325, estabeleceu o culto à data. Na época, pintavam os ovos (geralmente de galinha, gansa ou codorna) com imagens de figuras religiosas, como o próprio Jesus e sua mãe, Maria.

Para saber mais clique: http://fashionbubbles.com/festas-tematicas/a-historia-do-ovo-e-outros-simbolos-da-pascoa/

atte

Alessandro.

Anônimo disse...

Interessante, gostei de conhecer a história.

Sandra Di disse...

Parabéns pela ideia de divulgar a historia do ovo de pascoa

Cintia disse...

Não sabia que essa história era tão antiga.

Lico disse...

Parabéns pelo artigo, gostei de saber da história.

Duda Carrao disse...

Todo ano eu compro e ganho vários ovos, chocolate é tudo de bom.

Didi Veiga disse...

Não conhecia não, obrigado pela informação.

Jonatas disse...

Gostei. Parabèns pelo Post. Precisamos de informações assim para conhecer mais nossa cultura

Lorena Veiga disse...

Muito bom seu post. Os comentários também são esclarecedores.