quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Porque devemos dormir bem

É um total contrassenso o fato de que, num mundo em que cerca de 16 a 40% das pessoas em geral sofrem de insônia, haja aquelas que, iludidas pelos valores da sociedade industrial, esforçam-se por reduzir o número de horas de sono diário. Com isso acreditam que um corpo treinado para dormir menos, permitiria um número maior de horas úteis no dia, mantendo o mesmo desempenho.

Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico, durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e longo prazo. Estudos provam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece precocemente, está mais propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e à diabetes.

Passamos cerca de um terço de nossas vidas dormindo. Dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado no dia seguinte, mas para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade.

A longo prazo, a privação do sono pode comprometer seriamente a saúde, uma vez que é durante o sono que são produzidos alguns hormônios que desempenham papéis vitais no funcionamento de nosso organismo. Por exemplo, o pico de produção do hormônio do crescimento (GH) ocorre durante a primeira fase do sono profundo, aproximadamente meia hora após uma pessoa dormir.

Os riscos provocados pela falta de sono a curto prazo são: cansaço e sonolência durante o dia; irritabilidade; alterações repentinas de humor; perda de memória de fatos recentes; comprometimento da criatividade; redução da capacidade de planejar e executar; lentidão de raciocínio; desatenção e dificuldade de concentração.

Riscos provocados pela falta de sono a longo prazo: falta de vigor físico; envelhecimento precoce; diminuição do tônus muscular; comprometimento do sistema imunológico; tendência a desenvolver obesidade; diabetes; doenças cardiovasculares e gastrointestinais e perda crônica de memória.

Cynara Campanati

Nenhum comentário: