quarta-feira, 12 de maio de 2010

O impacto do ruído

O dia do silêncio foi comemorado no último dia 07. A ideia de falar sobre essa data pretende fazer com que as pessoas possam reeducar hábitos e produzir menos ruído para obter inúmeros benefícios, inclusive para a saúde.

Está provado que acima de 85 decibeis o ruído provoca danos ao ouvido humano. Qualquer pessoa que fique oito horas exposta a esse nível ou mais de ruído tem danos irreversíveis.

Uma avenida com tráfego intenso atinge 85 decibeis. Isso faz com que trabalhadores nessas áreas e pessoas que residam em locais com essa condição passem a apresentar problemas de saúde e, na maioria das vezes, desconheçam que é o barulho que está provocando a doença.

O barulho não afeta somente o sistema auditivo, provoca uma neurofisiologia que atinge também o sistema cardiovascular e algumas glândulas. Com isso pode se manifestar diversos sintomas, entre eles alergias, estresse, depressão e taquicardia.

O ruído que a sociedade moderna produz se tornou uma poluição sonora que causa prejuízos, inclusive econômicos.

O silêncio não é um vazio, com ele podemos desenvolver percepções musicais e poéticas que não são possíveis na competição com o ruído.

Cynara Campanati

Um comentário:

Principe Encantado disse...

Muito bom seu texto.Precisamos do silencio para viver.
Abraços fortes